" crossorigin/>" crossorigin/>

Ganhar motivação para estudar

A motivação para estudar é daquelas coisas que se tens ÓPTIMO! fazes parte dos poucos que a tem, se não tens ÓPTIMO! na tua idade é perfeitamente normal não teres motivação para estudares, por isso não desesperes!

Neste artigo vou explicar-te como podes aumentar a tua motivação através da organização do teu tempo.

Como a ORGANIZAÇÃO pode aumentar a tua MOTIVAÇÃO?

A partir do momento em que decides organizar o teu tempo vais iniciar um processo de DESCOBERTA. Vais conseguir perceber como estás a usar o teu tempo, e mais importante, vais conseguir definir como queres passar a usá-lo.

A maior parte do nosso dia a dia é feita de forma inconsciente: são blocos de hábitos que repetimos sem grande esforço, todos os dias. Porque, se não sabes, ficas a saber: o nosso cérebro é super preguiçoso e gosta de trabalhar com o menor esforço, mas há uma razão para isto: assim ele consegue libertar espaço para ser criativo e aprender coisas novas!

O resto do nosso dia é preenchido com obrigações: a escola por exemplo, o estudo, as responsabilidades, e por escolhas que fizeste: atividades extra-curriculares, hobbies, dinâmicas familiares, vida social, etc.

O desafio é cada um dos teus hábitos, cada uma das tuas obrigações, cada uma das tuas escolhas ser feita de forma consciente. Isto é: que tenhas uma razão, um porquê, uma justificação para que cada uma delas exista no teu dia e preencha o teu tempo.

Assim vais conseguir equilibrar aquela sensação de que passas a vida a estudar e que passas muito pouco tempo a divertir-te ou a fazeres as coisas que gostas, o que vai aumentar a tua motivação para fazeres o que gostas menos (como talvez estudar?)

E para equilibrares essas sensações tens de organizá-las.

Equilibrar o dia a dia – O Mapa do Tempo

Já ouviste falar certamente deste Mapa do Tempo. Se ainda não o desenhaste, não percas mais tempo, porque ele é o teu melhor amigo!

O Mapa do Tempo ajuda-te a veres como passas os teus dias: o que fazes quando acordas, antes de ires para as aulas, quando regressas, e todas as tuas rotinas até dormires.

É muito importante desenhares este Mapa, e que seja o mais verdadeiro possível. Porque depois de o desenhares vais fazer perguntas cujas respostas estão no teu Mapa.

Irei dedicar um artigo do blog ao Mapa do Tempo.

Hoje quero explicar-te como teres o teu tempo organizado no teu Mapa do tempo aumenta a tua motivação para estudos.

Depois de desenhares o teu Mapa do tempo REAL (na verdade existem 3 Mapas do Tempo: o real, o ideal e o base), o REAL é o primeiro, vais pela primeira vez perceber quanto tempo LIVRE é que tens para te dedicares aos teus estudos.

Os Blocos de tempo

O Mapa do tempo é desenhado com blocos. Mas estes blocos não podem ser SÓ blocos. Têm de ser blocos que te motivem a estudar. Passo a explicar…

Se olhares para o teu Mapa do Tempo e vires um rectângulo a dizer: BLOCO DE ESTUDO – acho que vais suspirar e e iniciar este bloco em esforço.

MAS se em vez de estar escrito BLOCO DE ESTUDO, está: ESTUDAR CAPITULO 1 DE HISTÓRIA | 40 minutos – já não parece uma tarefa tão impossível de realizar pois não? Confessa!

Para que consigas definir o vais estudar em cada bloco de estudo (isto é gestão de tempo), primeiro tens de criar esses blocos –> isto já é organização de tempo.

Por isso não chega dizeres que vais estudar, tens de saber o que é que vais estudar e durante quanto tempo vais estudar e garanto-te que a tua motivação vai aumentar.

Se saberes o que vais estudar aumenta a tua motivação, saberes o que vais fazer depois de estudares aumenta ainda mais.

O sistema das recompensas

Há muitos adultos que não gostam muito deste sistema. Mas a verdade é que muitos adultos usam este sistema sem saber!

É usando este sistema, que somos capazes de mudar os nossos hábitos, diminuir as nossas ansiedades, e aumentar a nossa motivação.

O sistema das recompensas funciona da seguinte maneira:

Faz uma lista com todas as tarefas e atividades que gostas de fazer. Para cada um delas associa um tempo mínimo, por exemplo: navegar no instagram –> pode ser só durante 5 minutos; pintar com aguarelas –> se não for no mínimo uma boa meia hora nem vale a pena começar. Estás a ver a ideia?

Depois de teres esta lista, quando estiveres a organizar o teu Mapa do Tempo BASE (que é o Mapa que te vai ajudar a gerir as tuas semanas de aulas e férias), sempre que criares um bloco de tarefas menos boas vais associar uma recompensa. Por exemplo: bloco de estudo –> 45 minutos || recompensa –> 10 minutos de instagram + 5 minutos a não pensar em nada ou para comer uma fruta. E já tens 1 hora do teu dia organizada!

R E C A P I T U L A N D O

Queres ter mais motivação para estudar?

Organiza o teu tempo e usa o sistema de recompensas.

Se souberes o que tarefas tens para fazer, quando, e durante quanto tempo as vais fazer e ainda souberes o que vai acontecer a seguir (quando e durante quanto tempo) vais diminuir os teus níveis de ansiedade e aumentar a tua motivação!

ORGANIZA_TE primeiro para depois gerires melhor!

Segue o instagram do Projeto Organiza_TE

Segue o instagram da Ruth B. Teixeira

Adere à NEWSLETTER do Projeto Organiza_TE

Partilha este artigo

A autora

Sou a Ruth Bernabé Teixeira 

Tenho 33 anos. Sou luso-francesa. Sou assistente de bordo há 8 anos, e certificada em organização profissional e gestão de tempo.  

Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

imagem newsletter site projetoorganiza_te

Newsletter

O Projeto Organiza_TE é para todos, mas a nossa newsletter é especialmente dedicada a cada um de vocês!

Ao fazer o registo, selecione a newsletter que pretende receber.

imagem newsletter site projetoorganiza_te

Newsletter

O Projeto Organiza_TE é para os jovens, para os que os pais dos jovens e para os  estabelecimentos de ensino que os jovens frequentam. 

Ao fazer o registo, selecione a newsletter que pretende receber.

Newsletter - Jovens

Newsletter - Pais

Newsletter - Escolas & ATL

Newsletter - Estúdio Organiza_TE

Este website usa cookies para garantir que obtém a melhor experiência enquanto nos visita.