Se cada vez que tens de arrumar o teu quarto a tua reação é revirar os olhos e suspirar então o teu sistema de organização não está a funcionar ou não existe. Por isso não insistas mais em arrumar e ganha coragem para começar a organizar.
Diferenças entre arrumar e organizar
Arrumar é a ação de voltar a pôr no sítio, tão simples quanto isto.
Organizar é encontrar o melhor sítio para aquele item tendo em conta as tuas rotinas, necessidades e o espaço disponível. Não é tão simples como arrumar, por isso é que é um processo e não uma simples ação.
Arrumar também é a manutenção de um espaço que passou pelo processo de organização.
Organizar não é todos os dias, arrumar é!
Organizar leva o seu tempo. É preciso fazer as perguntas certas, não saltar nenhum passo do processo e concluir o plano. Não existe um espaço mais ao menos organizado, ou está ou não está. É preciso paciência e uma grande motivação porque a meio do processo o caos é total, daí o processo tornar-se mais rápido e simples quando feito por ou com alguém especializado em Organização Profissional.
Arrumar é outra conversa. O ideal é usar a técnica do “usou, arrumou”. Isto é: sempre que uma coisa sai do sítio, assim que já não precisamos dela, volta para o mesmo sítio. Sítio esse que foi particularmente escolhido durante o processo de organização.
Caso isso não aconteça, é sempre bom teres um pequeno bloco de tempo diário ou semanal, que dedicas à arrumação do teu quarto. ATENÇÃO: eu disse bem arrumação e não organização. Algo tão simples como voltar a colocar as coisas no seu devido lugar.
Quando arrumar se torna uma chatice
Este é um dos principais sintomas de que o teu sistema de organização (se é que ele sequer existe) não está a funcionar.
Repara: nós estamos sempre em mudança. Crescemos, mudamos de actividades, gostos, vontades, e o teu espaço tem de mudar contigo e acompanhar-te.
O teu quarto é o teu mundo e o reflexo de quem tu és, e a tua organização também. Não se organiza um quarto todos os dias, mas se calhar no início de cada ano lectivo faz sentido, ou no final, ou se alterares a decoração do teu espaço, ou simplesmente porque arrumar tornou-se uma chatice e já nem sabe onde arrumar nada.
Quando isso acontece é o momento ideal para iniciares um processo de organização sozinho ou com a ajuda de um profissional.
Podemos então concluir que:
Arrumar um espaço ORGANIZADO é SUPER FÁCIL E SIMPLES.